sábado, 20 de setembro de 2008

Biópsia Óssea



A biópsia óssea é o procedimento de investigação que, em geral, leva ao diagnóstico ou fortemente o aponta.
BIÓPSIA ABERTA OU FECHADA?
Considera-se biópsia fechada aquela que não requer incisão na pele, mas tão-somente punção com agulha ou trefina, até a região a ser biopsiada.
Tradicionalmente, a biópsia óssea tem sido realizada a céu aberto; contudo, a biópsia fechada tem tido crescente indicação. Ambas têm prós e contras.
A maior vantagem da biópsia a céu aberto é a quantidade de material colhido, que em geral é suficiente para fazer o diagnóstico. Entre as desvantagens, contam-se a anestesia geral ou regional necessárias, a maior produção de hematoma e de infecção potencial, fratura patológica, recorrência local e o retarde da químio e radioterapias pós-operatórias, quando indicadas, devido ao aguardo da cicatrização.
Na biópsia fechada, duas desvantagens são apontadas: menor quantidade de material e necessidade de controle com scopia ou RX. Insuficiente material tem sido reportado em 25 a 33% dos procedimentos. Publicações mais recentes relatam cerca de 90% de êxito diagnóstico. Vantagens do método são: rapidez de execução, anestesia local (exceto em crianças), recorrência local quase nula e possibilidade de iniciar cedo a químio e a radioterapia.
Obviamente, não há concordância geral sobre o método preferido. Há, entretanto, preferência pela biópsia fechada em certos sítios, como a coluna vertebral e a pélvis, bem como em diagnósticos esperados de metástases ou recorrências locais.
TÉCNICA CIRÚRGICA

Planeje a biópsia com a mesma atenção que a cirurgia definitiva.
Com qualquer técnica, certifique-se de colher material suficiente. Prefira a periferia e as zonas menos diferenciadas, pois aí, em geral, está a zona de crescimento tumoral.

O uso do garrote pneumático nos membros é controverso e opcional.

Na coluna vertebral, o habitual é preferir-se a biópsia aberta orofaringeal de C1 a C3, opcional de C4 a T1, aberta de T2 a T9 e fechada de T10 para baixo.
COMPLICAÇÕES
As complicações mais comuns da biópsia óssea são: deiscência da ferida; hemorragia com hematoma; infecção; fratura patológica.